top of page

Freeman: Guerilla Warfare – Análise – Conheça o Mount&Blade dos tempos atuais

By David Silva, Multiverso+

Freeman é um jogo desenvolvido pela KK Game Studio. O jogo trás uma proposta inovadora, mas que pode ser já conhecida do jogador. Ele combina grandes gêneros em um só jogo: RPG, FPS e Estratégia em Tempo Real são unidos de forma a criar uma receita que é conhecida por ser muito boa, vide Mount&Blade. O jogo está em Early Acess e foi lançado dia 31 de Janeiro, ou seja, ainda não está em seu estágio final.

Como o próprio jogo ja diz, você é um guerrilheiro e precisa batalhar pra conseguir crescer contra facções já muito grandes. Aqui vai o problema: Você é simplesmente largado no mundo, sem que nem porquê, você não sabe qual seu objetivo, a não ser que seja sanguinário e queira sair por aí conquistando cidades. Só que você sabe o objetivo do jogo, então não atrapalha de fato, mas não traz a sensação que poderia, estar lutando contra o “opressor” ou estar sendo o próprio.


O jogo é um ótimo desafio. Por mais que possua muitos detalhes que podem e devem ser incrementados no combate, o mesmo não deixa a desejar. É desafiador, é díficil, a IA não vai te deixar ganhar tão fácil e muitas vezes pode te enganar com recuos falsos ou flanks pesados. Não se deixe enganar por ser um robô, você pode acabar perdendo todo seu reino em uma batalha. O quesito combate foi de fato MUITO bem trabalhado, por mais que precise de novos mapas para não ser mais do mesmo sempre.


O quesito visual e de áudio são também muito bem-feitos. Os gráficos são bizarramente lindos e bem detalhados, assim como os sons, desde a grama sendo pisada até a fala dos seus soldados com diferentes sotaques das diferentes “nacionalidades” presentes no game. Entretanto, a música pode se tornar enjoativa em algum momento.


Em geral, Freeman: Guerrila Warfare é um bom jogo mesmo em seu estado atual, mas pode ser de fato MUITO mais. Não possuir um enredo em um jogo assim é um pecado capital, mas você sempre vai ter o desejo de crescer. É injusto comparar com Mount&Blade pela diferença de idade, mas, pode facilmente igualar o patamar, mudando apenas a era em que o jogo se passa. É um daqueles jogos que se compra e se guarda, já que os desenvolvedores demonstram MUITO interesse na comunidade e nas atualizações do jogo, naquilo que a comunidade pede, além de oferecer inúmeras horas de jogo sempre que quiser, já que a gameplay sempre será diferente.


Se quiser aproveitar, o jogo está por R$23 na summer sale e mesmo em seu preço completo vale demais à pena.


NOTAS


Gráficos: 8/10

Gameplay: 7/10

Som: 8/10

Geral: 7.5/10

Conforme o jogo for atualizado, volto aqui com novas opiniões!

67 views0 comments
kk game studio logo.png
bottom of page